Estamos procurando um encanador, um padeiro para o bolo de casamento, ou uma oficina de carros importados. Onde? No Google, é claro.
Você certamente sabe disso por si mesmo: Se você está procurando uma empresa específica ou um prestador de serviços, o primeiro lugar que você vai é o Google.
Você não está sozinho nisto. Mais de 40% das consultas de pesquisa mundial via Google estão relacionadas à localização do usuário ou a uma consulta de pesquisa local.
O SEO local, portanto, tem um enorme potencial. Aqui estão alguns fatos interessantes de SEO que mostram como é importante a otimização local.
46% de todas as consultas de busca no Google estão relacionadas a informações locais
Com mais de 3,5 bilhões de buscas por dia, é um cálculo simples do enorme volume que estamos falando aqui. Se você aparecer nos primeiros lugares do Google para clientes potenciais de sua região, dificilmente terá que se preocupar com novos clientes.
As buscas por voz usando termos como “perto de mim” aumentaram mais de 900% nos últimos anos.
A crescente popularidade do Alexa, do Siri e de outros assistentes de voz da Amazon também impulsionou a SEO local.
A geração mais jovem, em particular, usa a busca por voz com muita frequência. Assim, mais pesquisas locais também são feitas desta forma.
Mais de 90% dos usuários olham apenas a primeira página de resultados do Google
Um fato que deve fazer com que até mesmo o último cuide de sua presença on-line.
Na página 2 ou 3, seu site praticamente não é mais encontrado e não recebe nenhum tráfego (orgânico). Embora nem todas as empresas dependam disso, tendo em vista o enorme potencial que possui, deveria pelo menos considerar a otimização do website.
88% dos usuários que pesquisaram localmente visitam uma loja nas proximidades dentro de 24 horas, ou pelo menos telefonam para lá.
Este alto percentual não é surpreendente. Por exemplo, se você estiver procurando um artesão na região, você também terá um problema que precisa ser resolvido.
No entanto, isto sublinha mais uma vez a eficácia da SEO local. Não estamos falando apenas de um enorme volume de busca. O tráfego também se converte extremamente bem!
Consultas de busca local levam a uma compra em 28% dos casos
Outra prova de que o tráfego via busca local se converte extremamente bem.
Uma taxa de conversão de 28% seria um sonho em muitas outras áreas. Para comparação: no comércio eletrônico, a taxa média de conversão varia entre 0,6 e 3,8%.
4 em cada 5 usuários online usam mecanismos de busca para saber mais sobre negócios, eventos e serviços.
O que isto nos diz? É claro que seus clientes potenciais não correm às cegas para sua loja e compram tudo em que podem.
Ser encontrado através do Google é bom, mas sua aparência tem que estar boa. Um site rápido e atraente, boas análises de clientes e informações detalhadas são apenas alguns dos fatores que o ajudam a ganhar a confiança de seus usuários.
Acima de tudo, as avaliações desempenham um papel importante:
Mais de 90% leem as avaliações dos clientes antes de decidir sobre um fornecedor.
Isso é compreensível. Afinal, as opiniões dos clientes são uma indicação muito boa de se um fornecedor também presta um bom serviço ou fornece um bom produto.
Cerca de 84% dos usuários veem dessa forma e dizem que levam em conta as opiniões dos clientes ao tomar sua decisão.
Esses foram os fatos mais interessantes de SEO local.
Fontes para este artigo: