SEO On-Page

SEO On-Page

Histórico

Desde que o Google foi criado em 1998, o SEO tem sido uma das principais estratégias para os profissionais de marketing digital. Isso se deve ao fato de que o SEO é uma das formas mais eficazes de atrair tráfego qualificado para um site.

No entanto, para que o SEO seja bem-sucedido, é preciso entender como o Google funciona. Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de SEO on-page, que é o foco deste artigo.

O Google usa um algoritmo complexo para classificar os resultados da pesquisa. Esse algoritmo é constantemente atualizado, o que significa que o que funcionava para o SEO on-page há alguns anos pode não funcionar mais.

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O que é SEO on-page?

É, por assim dizer, o primeiro passo em toda otimização de mecanismo de busca de um site: as medidas de Search Engine Optimization On-Page, antes mesmo da popular otimização Off-Page, também garantem que a base técnica, estrutural e o conteúdo do seu próprio site é projetado de forma otimizada.

O SEO on-page é o conjunto de técnicas que são aplicadas a uma página web para melhorar seu ranqueamento nos resultados de busca (SERP – Search Engine Results Page). Essas técnicas visam a otimização do conteúdo e da estrutura da página para atender às necessidades dos motores de busca, como o Google.

As técnicas de SEO on-page são divididas em duas categorias: otimização do conteúdo e otimização técnica. A otimização do conteúdo envolve a criação e otimização de textos, imagens e vídeos para atender às necessidades do usuário e dos motores de busca. Já a otimização técnica diz respeito à estrutura da página e às suas configurações, como o uso de tags e atributos HTML, a situação do site em relação aos links externos e internos, e a indexação das páginas pelos motores de busca.

Por que o SEO on-page é importante?

O SEO on-page é importante porque ajuda os motores de busca a compreenderem o conteúdo da sua página e, assim, classificá-la para as palavras-chave certas. Além disso, otimizar o seu conteúdo para os motores de busca também torna mais provável que as pessoas cliquem nesse resultado, uma vez que estão procurando exatamente o que você oferece.

Enquanto SEO – estratégia de SEO On-Page – costumava ser a melhor otimização possível para os mecanismos de buscas (por exemplo, Google), as coisas mudaram nesse meio tempo: o Google se tornou muito mais humano, por assim dizer, com a constante transformação em seu algoritmo incluindo inteligência artificial. Isso significa, por exemplo, que sinais facilmente mensuráveis, como o número de visitantes e, em particular, seu comportamento (duração da visita, taxa de rejeição, páginas visualizadas) são muito importantes!

Todas as medidas que realizamos, portanto, vão muito além dos truques conhecidos, como posicionar determinados termos de pesquisa (as chamadas palavras-chave) na página ou o máximo de texto (temático) possível. A agência Londrina SEO otimiza principalmente as páginas gerenciadas para as pessoas que as visitam. E, no final, o mecanismo de pesquisa gosta ainda mais disso. Acima de tudo, esse método de SEO é sempre mais bem-sucedido a longo prazo! De que adianta colocar um site que sai do chão como um foguete, mas depois desaparece novamente com a mesma rapidez após um curto período de tempo porque o site é simplesmente pouco atraente para seus visitantes ou eles não conseguem encontrar o que realmente procuram ?

O Google também fornece mais informações sobre web design limpo em suas diretrizes para webmasters.

SEO no Laptop

A estratégia de SEO on-page LondrinaSEO

Primeiro de tudo: não existe estratégia on-page que prometa resultados perfeitos! Em vez disso, cada projeto requer medidas e métodos muito diferentes. Nossa abordagem para fazer a otimização do mecanismo de pesquisa na página é, portanto, sempre dividida da seguinte forma:

  1. Análise de mercado: Em primeiro lugar, queremos entender o modelo de negócios do respectivo site. O que é oferecido aqui e como funciona a página a ser otimizada?
  2. Análise de palavra-chave: o que os clientes em potencial estão procurando para encontrar exatamente os produtos ou serviços oferecidos? As ferramentas de análise profissional nos mostram com muita precisão quais desses termos de pesquisa são acessados ​​com que frequência e quais sites concorrentes estão atualmente nas primeiras posições.
  3. Análise do status quo: Onde está a página a ser otimizada antes de todas as medidas serem iniciadas? Já existem termos de pesquisa relevantes sob os quais a página pode ser encontrada (“classificada”)? Quanto potencial de otimização existe?
  4. Plano de ação: Tendo em conta o orçamento disponível, desenvolvemos um plano de ação e cronograma exato para a implementação de todas as medidas de SEO on-page.
  5. Monitoramento do sucesso: A otimização on-page tende a se fazer sentir nos rankings do site no curto prazo. Com a ajuda de extensas ferramentas de monitoramento, monitoramos e relatamos continuamente os efeitos nas classificações do site.

Como otimizar o seu site para o SEO on-page?

Otimizar o seu site para o SEO on-page é uma ótima maneira de melhorar o seu ranking nos motores de busca. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a otimizar o seu site para o SEO on-page:

1. Utilize as palavras-chave certas

Escolha as palavras-chave certas para o seu site e use-as de forma estratégica em todas as suas páginas. As palavras-chave devem estar presentes nos títulos, nas descrições e nos conteúdos das suas páginas.

2. Crie títulos e descrições atraentes

Os títulos e as descrições das suas páginas são importantes para o SEO on-page. Eles devem ser atraentes e incluir as palavras-chave certas para ajudar os motores de busca a indexar as suas páginas.

3. Utilize as ferramentas de SEO

Existem várias ferramentas de SEO disponíveis online que podem ajudá-lo a otimizar o seu site para o SEO on-page. Utilize essas ferramentas para analisar o seu site e identificar as áreas que precisam de melhorias.

4. Mantenha o seu site atualizado

Certifique-se de que o seu site está sempre atualizado com o conteúdo mais recente. Os motores de busca preferem sites que oferecem conteúdo atualizado e relevante.

5. Promova o seu site

Promova o seu site através de canais de mídia social e outros meios de comunicação online. Isso irá ajudar os motores de busca a indexar as suas páginas e aumentar o tráfego do seu site.

As medidas LondrinaSEO OnPage

É claro que as medidas exatas e individuais são, por assim dizer, um segredo bem guardado de todas as agências de SEO e, em última análise, decidem sobre o sucesso ou o fracasso. A composição destas medidas é sempre uma decisão de caso e depende do lado a otimizar ou dos resultados das análises acima referidas.

No entanto, otimizamos os seguintes pontos em quase todos os casos:

  • Estrutura do site: Otimização de todos os diretórios, menus e navegações dentro do site
  • Elementos e hierarquia da página: personalização de títulos, cabeçalhos, meta descrições e atributos de imagem
  • Conteúdo: Otimização de todos os textos e outros conteúdos (conteúdo) em termos de extensão, legibilidade e “usabilidade”
  • Links: Design otimizado de links internos dentro do site
  • Tempos de carregamento: ajuste técnico para otimizar os tempos de carregamento da página
  • Segurança: criptografia SSL para todas as subpáginas (se ainda não estiver disponível)
  • Otimização móvel: verificando a capacidade de resposta de uma página para que ela também seja exibida de maneira ideal em dispositivos móveis, como smartphones e tablets
  • Confiança: Um fator de crescimento recente é E-A-T (Experiência-Autoridade-Confiança)

Quais as diferenças entre On-page, Off-page e SEO técnico?

SEO On-page

O SEO On-page vai cuidar basicamente de todo o conteúdo que está dentro do seu site, o qual você tem controle de gestão: o conteúdo, otimização dos títulos (h1, h2, h3…), linkagem interna e das imagens dentro do seu site.

Conteúdo

O principal ponto do on-page é o conteúdo que tem dentro do seu site, e isso não se limita apenas em um blog, mas suas landing pages, dentro de um FAQ, páginas de produtos, descrições dos seus produtos. Tudo isso é conteúdo e isso influencia muito dentro de seu site.

Títulos

Um fator muito importante é o Título do conteúdo, titulo do que se trata aquela página do seu site. É ele que aparece no google quando é mostrado o resultado de uma pesquisa, e o correto é escrever este título de forma atrativa para que o usuário olhe com bons olhos e visite seu site. O objetivo é colocar mais informações possíveis para o usuário ou cliente, isso também é parte do UX (experiência do usuário) e ajuda muito no SEO.

Corpo do texto

Ainda no caráter de conteúdo tem alguns outros aspectos que vale a pena prestarmos atenção sobre SEO On-Page. No corpo do texto deve aparecer a palavra chave que estamos querendo otimizar não apenas uma mas várias vezes. Também é importante conter palavras semanticamente semelhantes, o que torna o texto mais rico e mais otimizado para os buscadores.

Meta Tags

Outro fator importante são as meta tags, que estão embaixo dos títulos nos resultados do buscadores como na imagem abaixo

URL’s

Outro ponto super importante do SEO On-page é criar boas URLs. As URLs não devem ser muito grandes cheias de palavras, mas enxuta e objetiva. Geralmente com uma ou duas palavras chave associadas.

Imagens

Muitas vezes passa-se despercebida a otimização das imagens em um site. Esta é feita analisando o tamanho das imagens, para que não demorem para carregar, deve-se sempre incluir e ajustar o alt-text de forma que explique ao usuário o que é aquela imagem e ela seja também indexada no google. Em algumas situações faz sentido utilizar a própria palavra chave que se quer otimizar dentro do alt-text de uma das imagens.

Links internos

Os chamados links internos são responsáveis por apontar outros artigos ou páginas do seu próprio site. Eles são responsáveis por fortificar e dar mais autoridade para aquela página a qual se está linkando.mostrando ao robô dos buscadores que é uma página de referência naquele assunto específico.

SEO Off-page

O SEO Off-Page vai cuidar daquilo que está fora do seu site, que você não tem diretamente o domínio sobre ele mas interfere na sua performance de SEO. Link building, backlinks, tudo aquilo que está em outros canais (sites, redes sociais, blogs etc) mas que impacta em sua performance de SEO.

SEO Técnico

Também existe o SEO Técnico, o qual você vai cuidar de velocidade do seu site, dados estruturados, sitemap, tags canônicas e outros aspectos técnicos do seu site.

Botão seletor SEO

Perguntas Frequentes:

O que é o SEO On-page?

O SEO On-page é o conjunto de técnicas e práticas que visam a melhoria do posicionamento de um site nos resultados de busca (SERP) de um mecanismo de pesquisa (como o Google). Ele envolve a otimização de diversos elementos da página, como o título, o conteúdo, as imagens, os metadados e os links internos.

O que é SEO On-page e Off-page?

SEO On-page é a otimização de um site para os mecanismos de busca, enquanto SEO Off-page é a promoção de um site através da obtenção de backlinks de outros sites.

Quais são as técnicas de SEO?

As técnicas de SEO são métodos usados para melhorar o ranqueamento de um site nos resultados de busca de um mecanismo de busca (como o Google). Essas técnicas podem incluir o otimizar o conteúdo do site para determinadas palavras-chave, criar backlinks para o site a partir de outros sites relevantes e monitorar o tráfego de entrada para o site.

Quais os benefícios do SEO?

Os benefícios do SEO são inúmeros e podem ajudar uma empresa de diversas maneiras. Alguns dos benefícios mais comuns do SEO incluem o aumento do tráfego orgânico, a melhoria da visibilidade online, o aumento das taxas de conversão e o aumento da confiabilidade da “marca”.

Conclusão

O artigo fala sobre o que é o SEO on-page e como ele pode ajudar a melhorar o ranqueamento de um site nas buscas. São listadas algumas dicas para otimizar o seu site para os mecanismos de busca, incluindo o uso de palavras-chave e títulos otimizados. O artigo mostra como e por que o SEO on-page é uma ótima maneira de aumentar o tráfego do seu site.