SEO
Do inglês Search Engine Optimization, que traduzindo fica Otimização para Mecanismos de Busca. São procedimentos que visam otimizar o ranking de um website organicamente (de forma não patrocinada) nos resultados de busca, por exemplo, o maior e mais importante nos dias de hoje, o Google.
Desde o início da internet, o SEO tem sido uma das principais preocupações dos webmasters e, com o tempo, tornou-se uma das profissões mais requisitadas no mercado.
A importância do SEO vem crescendo a cada ano, pois o número de usuários da internet continua aumentando, assim como o número de sites. Com tantos sites competindo pelos mesmos espaços nas primeiras páginas dos mecanismos de busca, a otimização tornou-se indispensável para quem quer ter sucesso na internet.
No entanto, o SEO não é uma tarefa fácil e exige muito conhecimento e dedicação. Felizmente, existem profissionais especializados que podem ajudar a colocar um site no topo dos resultados de busca.
O que são palavras chave?
As palavras-chave são aquelas que os usuários inserirão em um mecanismo de busca na internet para encontrar um site específico. É importante escolher as palavras-chave certas para o seu site, de modo a atrair o tráfego certo e, consequentemente, aumentar as vendas.
As palavras-chave podem ser qualquer coisa, desde uma única palavra até uma frase ou um conjunto de frases.
SEO ou Marketing digital? Qual é a melhor opção?
Como hoje nosso mundo está muito conectado e com cada vez mais concorrência nos mais diversos segmentos, todo procuram uma forma de serem vistos pela internet, pois nela está voltada a atenção de maior parte da população.
Não se pode dizer que um é melhor do que outro, mas sim que são complementares. O marketing digital é sim algo indispensável nos dias de hoje seja em campanhas impulsionadas como no Facebook, Instagram, Youtube ou mesmo pelo Google Ads.
Considerando que a maioria das empresas focam em gastar milhares e as vezes até mesmo milhões de reais em campanhas pagas para as empresas citadas anteriormente, nem todos se atentam em utilizar um método diferente porém mais eficaz e que se torna mais confiável aos olhos do cliente final, ou seja, aquele que está buscando um serviço ou produto nos mecanismos de busca.
Por mais que um número gigantesco de pessoas usam as redes sociais por várias horas no dia, o tráfego por busca orgânica ainda é responsável por mais de 60%, quando se trata em procurar um serviço ou produto na internet.
No gráfico acima é possível comparar o percentual médio, nos mais variados nichos de mercado, por quais formas um produto ou serviço é procurado. A parte referente a Search significa que aquela palavra-chave foi encontrada por meios de motores de busca, a parte Referral é através de sites que referenciam aquela página, Direct quando a pessoa ja sabe o site onde quer ver aquele conteúdo e Social referente às redes sociais.
Diferentemente do marketing digital convencional com impulsionamentos, o SEO é uma técnica que visa o longo prazo. Se um site é novo ou não possui qualquer otimização prévia, é preciso realizar o trabalho de SEO durante pelo menos 6 meses ou 1 ano para que dê tempo do Google ou qualquer outro mecanismo de busca criarem certa “confiança” em sua página e em seu conteúdo.
Mesmo sendo uma das estratégias de marketing de longo prazo, a estratégia de SEO vale muito a pena, pois muitas pessoas evitam clicar em links com a tag “anúncio” antes do nome da página pois todos sabem que é algo que pode não ter a qualidade que diz ter, ou seja, não é algo que as pessoas confiam da mesma forma do que a pesquisa orgânica.
Search Engine Optimization em resumo
SEO é o processo de aumentar a autoridade de um site dentro dos mecanismos de busca, com o objetivo de gerar maior tráfego, ou seja, um maior número de visitas para uma página organicamente, sem que o mecanismo de busca mostre seu site com a tag “anúncio”.
Perguntas Frequentes:
O que significa SEO?
O SEO é o processo de otimização de um site para os mecanismos de busca, a fim de melhorar o ranking do site e aumentar o tráfego.
Como fazer SEO?
Para fazer SEO, é preciso entender como os mecanismos de busca funcionam e quais são os fatores que influenciam o posicionamento de um site. É muito importante também escrever conteúdo de fácil entendimento para o público alvo de seu negócio e investir em técnicas de otimização de site.
O que é o SEO de uma empresa?
O SEO de uma empresa é o processo de melhorar os resultados de pesquisa do site da empresa nos motores de busca, como o Google. Isso inclui otimizar o conteúdo do site para as palavras-chave certas, construindo links para o site e garantindo que o site seja rápido e fácil de usar.
Quais são as técnicas de SEO?
As técnicas de SEO são as estratégias usadas para melhorar o ranqueamento de um site nos resultados de busca. Algumas delas são o SEO On-Page, que visa melhorar as páginas do site em si para receberem um maior número de visitantes como uma boa experiência do usuário (UX), o SEO Off-Page, que é a otimização da “fama” do seu site com base em outros de fontes confiáveis e também o Link Building que é uma forma de criar autoridade para seu site dentro dos motores de busca fazendo ele ser linkado com vários outros sites de grande autoridade.
Conclusão
Os principais fatores de ranqueamento de um site são:
– Relevância do conteúdo para o usuário;
– Qualidade do conteúdo;
– Autoridade do domínio;
– Experiência do usuário;
– Velocidade do site.
O melhoramento de um website para os mecanismos de busca envolve ajustes tanto na estrutura do site quanto no conteúdo. Algumas das técnicas mais utilizadas são:
– Escolha de palavras-chave relevantes;
– Uso de títulos e descrições otimizados;
– Inclusão de metadados;
– Criação de conteúdo original e de qualidade;
– Otimização da velocidade do site;
– Uso de links internos e externos.
O SEO é importante para quem quer trazer para o seu site tráfego (clientes ou leitores) qualificado por meio do Google e outros motores de busca, aparecendo assim pelo menos na primeira página de pesquisa destes. A boa notícia é que, mantendo um especialista em SEO atento em seu site, é possível fazer uma boa otimização e melhorar o posicionamento do site.